PERDA AUDITIVA X CIGARRO

ENTENDA A RELAÇÃO

Estudo da Universidade de Manchester no Reino Unido apontou que fumantes tem 70% mais chances de ter perda auditiva do que não fumantes.

Segundo dados da OMS o número de fumantes no Brasil representa 9,3% de toda a população do país.

A expectativa de vida de um fumante é 25% menor que não fumante.

Entre os problemas que o cigarro pode causar encontramos o câncer de pulmão e doenças cardíacas.

No entanto, pouca gente sabe, que o tabagismo pode trazer problemas auditivos. Isto ocorre devido a diminuição do fluxo sanguíneo da cóclea que é responsável pelo envio do som ao cérebro.

As substâncias químicas do cigarro atrapalham a oxigenação do organismo, e justamente a ausência do oxigênio que influencia na perda da audição causando prejuízos irreversíveis as células do ouvido.

EFEITOS DA nicotina

Uma das substâncias que prejudica a audição é a nicotina. Ela é encontrada não apenas no cigarro, mas em todos os derivados do tabaco. Além disso, é a principal responsável pela dependência causada no hábito de fumar.

Outra característica da nicotina é a tolerância que ela gera. Sendo assim, requer cada vez maiores quantidades para atingir a mesma satisfação que era obtida antes. Com todos esses fatores, a tendência é o indivíduo continuar fumando e fazendo isso cada vez mais.

 A toxicidade que a nicotina gera nas células do ouvido diminui a potência de transmissão de sinais, por meio da redução da oxigenação e, consequentemente, diminuição da energia disponível na estrutura.

zumbido

Foi observado o aumento do Zumbido no grupo de fumantes.

O Zumbido é um sintoma de relevância pois, assim como a diminuição da audição, é uma das queixas mais frequentes na clínica médica.

O zumbido representa então a percepção de um som sem que haja de fato uma fonte sonora. 

Para acompanhar as condições auditivas, o melhor exame a ser realizado é a audiometria, que auxilia a monitorar e detectar precocemente algum acometimento na capacidade de audição.

Porém, a melhor forma de evitar os prejuízos do cigarro é buscando ajuda para cessar o tabagismo.

Diante de todos os prejuízos causados pela perda de audição, ainda devem ser considerados os danos psicossociais, visto que pode levar o indivíduo ao isolamento, depressão e afastamento de atividades.

Portanto, a associação entre cigarro e perda auditiva envolve uma série de mudanças fisiopatológicas que levam ao mau funcionamento das estruturas envolvidas na captação e interpretação sonora, tudo isso provocado pelas substâncias nocivas do tabaco.

Se você é fumante e começou a perceber diminuição na capacidade de ouvir, procure ajuda pois é possível minimizar os impactos do cigarro na sua saúde.

Encontre a unidade mais próxima e agende um horário conosco hoje mesmo

Será um prazer atendê-lo e oferecer as soluções que você precisa!

© 2024 Microsom BH. Todos os direitos reservados.