Existem diferentes tipos de perda auditiva.
Vamos entender de forma simples como identificar cada tipo, assim como, conhecer os tratamentos recomendados para manter nossa saúde auditiva.
Este tipo de perda auditiva ocorre quando há um problema na condução do som do ambiente até o ouvido interno. Pode ser causada por bloqueio no canal auditivo externo, acúmulo de cera, perfuração do tímpano, infecções no ouvido médio ou anormalidades nas estruturas do ouvido externo ou médio. Os sintomas comuns incluem diminuição da audição, sensação de ouvido tampado e dor de ouvido.
Este tipo de perda auditiva ocorre quando há danos nas células ciliadas do ouvido interno ou no nervo auditivo. Pode ser causada por fatores genéticos, envelhecimento, exposição a ruídos altos, lesões na cabeça, infecções ou doenças como a doença de Ménière. Os sintomas incluem dificuldade em entender a fala, zumbido nos ouvidos e dificuldade em ouvir em ambientes barulhentos. O tratamento pode envolver o uso de aparelhos auditivos ou implantes cocleares, dependendo da gravidade da perda auditiva.
Este tipo de perda auditiva envolve uma combinação de perda auditiva condutiva e sensorioneural. Pode ser causada por problemas tanto nas estruturas externas e médias do ouvido, quanto nas células ciliadas do ouvido interno ou no nervo auditivo. Os sintomas são uma combinação dos sintomas de perda auditiva condutiva e sensorioneural. O tratamento pode envolver uma combinação dos métodos utilizados para tratar os dois tipos de perda auditiva.
Podemos falar que cada caso de perda auditiva é diferente, e as causas variam amplamente de pessoa para pessoa.
No entanto o importante é saber o que é que está causando a perda para poder encontrar a solução correta.
Os tratamentos normalmente indicados para perdas auditivas condutivas e mistas são> Medicação
E para as perdas auditivas neurossensoriais são:
Como vimos, os três tipos de perda auditiva podem ser tratados com o uso de Aparelhos Auditivos.
Hoje existem diversos modelos disponíveis no mercado e com tecnologias diversas. Sendo assim, quando surgir alguma dificuldade auditiva, procure o médico otorrinolaringologista e se o caso for indicado a utilização de aparelhos auditivos a equipe de fonoaudiólogas da Microsom BH está preparada para escolher, juntamente com o paciente a melhor opção de aparelho.
Não deixe de buscar ajuda para o que está te incomodando e atrapalhando sua qualidade de vida.
© 2022 Microsom BH. Todos os direitos reservados.