a importância na do diagnóstico precoce

O diagnóstico da perda auditiva deve ser realizado o mais cedo possível.

Existe no Brasil uma lei que garante a obrigatoriedade da realização do teste da orelhinha em récem nascidos. Esse teste tem como função avaliar a integridade auditiva em bebês.

Este teste é feito ainda na maternidade para garantir que o diagnóstico e reabilitação auditiva aconteçam antes dos 6 meses.

como escolher o aparelho auditivo infantil?

As crianças têm necessidades especiais e precisam de aparelhos auditivos resistentes, com tecnologia de ajustes automáticos e adequados às necessidades infantis. 

O profissional fonoaudiólogo selecionará o aparelho auditivo, levando em consideração o grau da perda auditiva, estilo de vida, anatomia do ouvido entre outros fatores. 

orientações sobre o uso dos aparelhos auditivos

  • Recomenda-se o uso dos aparelhos auditivos o dia todo.
  • Em crianças é recomendado o uso dos aparelhos auditivos adaptados atrás da orelha (Retroauriculares). 
  • Em crianças maiores, uma opção alternativa são os aparelhos auditivos retroauriculares com o receptor no canal auditivo. Uma das peças do aparelho é introduzida no conduto auditivo o que permite que o aparelho fique menor e mais atraente.
  • Para adolescentes e crianças pré-adolescentes podemos avaliar modelos internos,  desde que de acordo com as características anatômicas do conduto e grau de perda.

moldes auriculares

Os moldes são confeccionados de acordo com a anatomia do ouvido.  Tem como função levar o som amplificado pelo aparelho para dentro do ouvido.

São adaptados nos aparelhos auditivos  retroauriculares.

Para o bom funcionamento do aparelho auditivo é necessário que o molde esteja limpo, desobstruído e que o tubo do molde esteja íntegro.

Em crianças, o molde deve ser trocado com maior frequência: geralmente a cada 3 meses até os 2 anos e de 6 em 6 meses após essa idade.

Mas a frequência com que os moldes devem ser substituídos é diretamente proporcional à taxa de crescimento da criança e à quantidade de amplificação no aparelho.

Existem moldes coloridos que fazem esse processo se tornar mais lúdico e motivacional. 

personalização

A fim de motivar e transformar esse momento em algo encantador e lúdico, temos opções diversificadas para personalizar moldes e ou aparelhos auditivos.

mapeamento de fala

avaliação do desempenho do aparelho auditivo em crianças

Exame objetivo, rápido e indolor.

O exame Mapeamento de fala tem como objetivo analisar  com o uso do aparelho auditivo, se a fala está sendo amplificada de forma eficiente nas frequências  que apresentam a perda auditiva.

Este exame traz importantes informações sobre o funcionamento do aparelho, se o sinal de fala está audível e se a amplificação está confortável e segura.

Em crianças usamos um simulador de ouvido para esta avaliação.

Matéria escrita por Amanda Neves | Fonoaudióloga e Coordenadora Clínica da Microsom Belo Horizonte.