A importância do Diagnóstico Precoce

O diagnóstico da perda auditiva deve ser realizado o mais cedo possível. No Brasil, existe uma lei que estabelece a obrigatoriedade da realização do teste da orelhinha em recém-nascidos, conhecido como Triagem Auditiva Neonatal Universal (TANU). Esse teste é feito ainda na maternidade com o objetivo de identificar precocemente a presença de perda auditiva, permitindo que o diagnóstico e a reabilitação auditiva ocorram antes dos 6 meses de idade.

A realização do teste da orelhinha é de extrema importância, pois permite a identificação precoce de possíveis alterações auditivas nas crianças. Quanto mais cedo a perda auditiva for identificada, melhores serão as chances de iniciar o tratamento e a reabilitação auditiva, o que contribui para o desenvolvimento adequado da linguagem, da comunicação e do aprendizado da criança.

No caso de crianças com necessidades especiais, é especialmente importante realizar o diagnóstico e a intervenção auditiva o mais cedo possível. Essas crianças podem necessitar de aparelhos auditivos mais resistentes e adequados às suas necessidades específicas. O profissional fonoaudiólogo, especializado em saúde auditiva, será responsável por selecionar o aparelho auditivo mais adequado, levando em consideração o estilo de vida da criança, o grau de perda auditiva e outros fatores relevantes.

É fundamental que os pais estejam atentos à importância da triagem auditiva neonatal e busquem o acompanhamento de profissionais de saúde especializados em caso de qualquer suspeita de perda auditiva em seus filhos, para que o diagnóstico e o tratamento adequados sejam realizados o mais precocemente possível.

ADAPTAÇÃO DE APARELHOS AUDITIVOS EM CRIANÇAS

  • Recomenda-se o uso dos aparelhos auditivos o dia todo.
  • Em crianças é recomendado o uso dos aparelhos auditivos adaptados atrás da orelha (Retroauriculares). 
  • Em crianças maiores, uma opção alternativa são os aparelhos auditivos retroauriculares com o receptor no canal auditivo. Uma das peças do aparelho é introduzida no conduto auditivo o que permite que o aparelho fique menor e mais atraente.
  • Para adolescentes e crianças pré-adolescentes podemos avaliar modelos internos,  desde que de acordo com as características anatômicas do conduto e grau de perda.

Os moldes são confeccionados de acordo com a anatomia do ouvido.  Tem como função levar o som amplificado pelo aparelho para dentro do ouvido. São adaptados nos aparelhos auditivos  retroauriculares.

Para o bom funcionamento do aparelho auditivo é necessário que o molde esteja limpo, desobstruído e que o tubo do molde esteja íntegro .Em crianças, o molde deve ser trocado com maior frequência: geralmente a cada 3 meses até os 2 anos e de 6 em 6 meses após essa idade. Existem moldes coloridos que fazem esse processo se tornar mais lúdico e motivacional. 

A fim de motivar e transformar esse momento em algo encantador e lúdico, temos opções diversificadas para personalizar moldes e ou aparelhos auditivos.

Mapeamento de Fala:
Avaliação da amplificação real do Aparelho Auditivo

 

É imprescindível a utilização de protocolos exclusivos para verificar o desempenho do aparelho na população infantil.

 

O mapeamento de fala é um exame que avalia se a amplificação do aparelho auditivo está adequada em todas as frequências durante o uso. Ele fornece informações importantes sobre o funcionamento do aparelho auditivo, analisando se o sinal de fala está audível e dentro dos padrões esperados, além de verificar se a amplificação é confortável e segura. O exame é objetivo, rápido e indolor, sendo um recurso fundamental no processo de adaptação dos aparelhos auditivos.

Encontre a unidade mais próxima e agende um horário conosco hoje mesmo

Será um prazer atendê-lo e oferecer as soluções que você precisa!

© 2024 Microsom BH. Todos os direitos reservados.