Entenda o exame de Mapeamento de Fala

O mapeamento de fala é uma verificação objetiva que mostra como a fala está sendo amplificada pelo aparelho auditivo.

Através dos dados obtidos com essa verificação, o fonoaudiólogo consegue realizar ajustes mais precisos e efetivos nos aparelhos auditivos, assim como também consegue analisar se a amplificação está pouco satisfatória.

Mapeamento de Fala em Adultos

O teste é feito colocando-se uma microssonda (tubo de plástico fino) na orelha do paciente, por baixo dos aparelhos auditivos.  Esse tubo capta o som que está sendo amplificado pelo aparelho auditivo e avalia se essa amplificação está dentro dos valores ideais.

Durante esse exame, é apresentado uma gravação com sons de fala em diferentes intensidades e idiomas.

A partir daí é gerado um mapa (por isso o nome Mapeamento de fala), com gráficos e dados da amplificação dos sons da fala ouvidos.

Mapeamento de fala em Crianças

As crianças, diferente dos adultos, geralmente não conseguem ficar posicionadas corretamente durante o exame sem se mexer. Nesses casos utilizamos um equipamento (simulador de ouvido) chamado acoplador, e realiza-se então as medições necessárias (o mapa).

Através do Mapeamento de fala, avaliamos a resposta do aparelho auditivo e realizamos ajustes mais precisos e seguros de acordo com os resultados obtidos.

Vantagens do exame de Mapeamento de Fala

  • A grande precisão dos resultados gerados com o Mapeamento de Fala é essencial para providenciar o ajuste e a solução mais adequada para a perda auditiva de cada pessoa.

  • Trata-se de um exame indolor e de extrema importância para o sucesso da adaptação com aparelho auditivo.

  • Garantia de uma melhor adaptação com resultados satisfatórios .

Encontre a unidade mais próxima e agende um horário conosco hoje mesmo

Será um prazer atendê-lo e oferecer as soluções que você precisa!

© 2024 Microsom BH. Todos os direitos reservados.