Na apneia do sono, ocorrem obstruções parciais ou completas das vias aéreas superiores durante o sono. Essas obstruções geralmente estão relacionadas ao relaxamento dos músculos da garganta e da língua, que bloqueiam o fluxo de ar para os pulmões.
Durante o sono, os músculos responsáveis por manter as vias aéreas abertas podem relaxar em excesso, resultando no estreitamento ou fechamento dessas vias. Isso pode levar à interrupção temporária da respiração, conhecida como apneia.
A respiração é um mecanismo natural do corpo humano, e assim contribui para o fortalecimento dos músculos e mantém o cérebro sadio. A entrada de ar é muito importante pois garante que oxigênio seja levado até o sangue para que seja distribuído as células.
Dois movimentos estão envolvidos com a renovação do ar nos pulmões:
Inspiração: onde é definida pela a entrada de ar nos pulmões
Expiração: Onde a pressão intrapulmonar aumenta e o ar então é jogado para fora.
Para que esses movimentos ocorram é essencial a ação dos músculos intercostais, que interligam as costelas, e do diafragma.
A falta de oxigênio, que também pode ser conhecida como hipóxia, consiste na diminuição da oferta de oxigênio nos tecidos de todo o corpo.
Saturação com valores inferiores a 90% pode indicar redução da oferta de oxigênio no corpo pela presença de alguma doença mais grave.
Por isso, sempre que forem identificados sinais de falta de oxigênio, como:
Importante dirigir-se ao pronto socorro o mais rápido possível!
Apneia Obstrutiva do sono
A Apneia Obstrutiva do Sono é o tipo mais comum, constituído 85% dos diagnósticos.
O ar para de fluir para os pulmões devido a uma obstrução nas vias respiratórias superiores, (nariz ou garganta).
Neste caso, depois da Apneia identificada e diagnosticada, o tratamento é realizado com auxílio de um equipamento chamado CPAP.
O Fluxo de ar é interrompido pois não há esforço para respirar. Isto ocorre devido à falta de comunicação do cérebro e o corpo de ação imediata.
A Apneia Central do Sono é o tipo menos prevalente e pode ser causada por várias doenças ou lesões que envolve o cérebro, como o AVC.
É o conjunto de Apneia Obstrutiva com a Apneia Central, sendo definida pela queda do controle da respiração, causada pela falta de sinal para respiração e pela obstrução das vias aéreas.
Fique atento com os seguintes sintomas:
Esses são os principais sinais que podem indicar Apneia do Sono.