Pesquisa revela que a perda auditiva triplica riscos de quedas e acidentes

Escrito por: Cláudia Câmara, Fonoaudióloga - Microsom BH

Quase 40% das pessoas após completar 65 anos de idade caem pelo menos uma vez por ano. Quedas acidentais representam um risco significativo à saúde dos idosos e geralmente levam à perda de independência e podem alterar repentinamente o rumo da vida de alguém.

perda auditiva tem relação com falta de equilíbrio

VOCÊ SABIA QUE O NOSSO OUVIDO REPRESENTA MAIS DO QUE SOMENTE A NOSSA AUDIÇÃO?

O nosso ouvido tem relação direta com a postura e o equilíbrio do nosso corpo. Isso acontece porque dentro dele existe o aparelho vestibular, mais popularmente conhecido como labirinto.

Dentro dos canais semicirculares existe um líquido que tem o movimento ligado à movimentação da cabeça. Esse líquido estimula as células ciliadas, que são as células responsáveis por levar o impulso auditivo recebido pelas ondas sonoras para o cérebro.

Diante disso, fica fácil compreender porque 30% dos pacientes com Perda Auditiva possuem dificuldade de equilíbrio.

Pesquisadores da Universidade de Medicina Johns Hoppkins analisaram dados de 2107 pessoas com idades entre 40 a 69 anos, que tiveram a audição testada, respondendo um questionário sobre quedas sofridas.

O estudo confirmou a relação da perda auditiva com a falta de equilíbrio. Os dados coletados ao longo dos 4 anos de pesquisa, revelaram que pessoas com perda auditiva de 25 dB (que é uma perda classificada como leve) tinham quase três vezes mais chances de queda. O estudo indicou que para cada 10dBs de aumento da perda auditiva o risco é de 1.4 vezes maior.
Fonte:
http://health.usnews.com/health-news/news/articles/2012/02/27/hearing-loss-triples-risk-of-falling-study

mas porque a pessoa com perda auditiva cai?

1- Pessoas que não escutam bem passam a ter uma menor noção do ambiente ao seu redor, o que os tornam mais propensos a tropeçar e cair.

2- A consciência do ambiente global está diretamente ligada ao bom funcionamento da audição e qualquer alteração do labirinto já pode ser suficiente para provocar alguns sintomas, como: 

  •  Zumbido
  • Tonturas
  • Quedas

CHEGOU O APARELHO AUDITIVO COM DETECTOR DE QUEDAS

A correlação entre Perda Auditiva, Envelhecimento e Queda é uma das razões pelas quais o Grupo Microsom lançou no mercado o Primeiro Aparelho Auditivo com recurso de detecção de quedas.

As chances de Perda Auditiva e Queda aumentam à medida que envelhecemos.

Ter um único dispositivo que possa ajudar com vários problemas de envelhecimento, ao contrário de um dispositivo diferente para cada função, é significativamente mais conveniente e benéfico para os usuários. 

Atualmente a Microsom comercializa com exclusividade, o Aparelho Auditivo que é capaz de detectar quedas sofridas pelo usuário. Ao cair, uma mensagem de alerta é enviada para alguns contatos cadastrados avisando sobre a queda.

 

Quer aprender mais sobre esses recursos exclusivos e conhecer aparelhos de última geração? Agende um horário em uma de nossas unidades, clicando nos links abaixo:

Obrigada pela leitura!

Até breve!

Cláudia Câmara, Fonoaudióloga  Microsom BH